Para viajar de bicicleta qualquer equipamento serve. Há quem goste de viajar com mochila às costas (embora não seja de todo a melhor maneira para o fazer), outros utilizam porta-bagagens e alforges e cada vez mais a procura por bagagens com fixação direta na bicicleta [bikepacking] tem vindo a crescer, uma vez que este tipo economiza espaço e peso em cima da bicicleta. O melhor equipamento para a bicicleta / ciclista depende também do percurso e duração. Se pretender realizar uma volta ao mundo de vários anos, até podes considerar utilizar um atrelado para aumentar consideravelmente a quantidade de coisas a transportar. Se por outro lado, assim como eu, estiver a organizar uma viagem de um mês, o “setup” clássico “porta-bagagens + alforges” é o ideal para levar tudo o que precisa, sem pesar muito nas costas.
- Como levar as minhas coisas: porta-bagagens + alforges.
Porta-bagagens ultralight 900
Para quem não quer levar peso a mais na bicicleta, pode começar a poupar com este produto da DECATHLON. Estrutura 100% em alumínio, peso fica ligeiramente acima de 1 kg e o preço não chega aos 30 euros. Além disso é estreito e possui 3 pontos de fixação que garantem uma boa estabilidade mesmo com muito peso em cima.
Alforges impermeáveis 900 30L
Esta vai ser a aquisição mais importante, pois é um equipamento que te vai acompanhar durante muito tempo e muitas viagens. O tipo de material é resistente e garante impermeabilidade para quem pedala durante muitas horas debaixo de chuva. Com dois alforges temos 60L de volume de carga lateral, sendo que ainda é possível transportar coisas na parte central do porta-bagagens. No inteiro ainda é possível transportar a carteira ou chaves num compartimento específico. Para quem pretende passar meses e até anos em viagem é sem dúvida uma opção a ter em consideração!
Bolsa de guiador 900
Para as coisas cujo acesso tem de ser mais rápido e frequente, como o telemóvel, chaves, comida ou mapas, é importante tirarmos partido das bolsas de guiador. Não recomendo cestos em metal porque não são práticos no dia-a-dia de uma viagem.
No caso desta opção, é compacta, prática porque tem muitos compartimentos no interior para organizarmos os diferentes objetos e é possível utilizar em formato “tiracolo” para quando passamos de ciclista à peão. Embora não seja impermeável, está incluída uma capa para o efeito.
- Levar o mínimo e necessário… é relativo!
Escolher o equipamento da bicicleta é mais rápido uma vez que tais produtos são polivalentes o suficiente para servir para 1 mês ou 1 ano de viagem. No entanto, o tipo de roupa e restante equipamento depende do objetivo de cada um. No meu caso, vou dormir em tenda e cozinhar a minha própria comida, pelo que vou transportar também material de campismo. Para evitar sobrecarregar muito a bicicleta (e a mim mesmo) dou preferência aos produtos pensados para quem faz caminhadas longas e carrega todo o material nas costas.
Tenda ultralight trekking 900 (1 pessoa)
Este é sem dúvida um produto fantástico! Basicamente esta tenda será a minha “casa” durante praticamente 1 mês e não pesa mais do que 1,6 kg e quase que cabe no bolso! Além disso, ao contrário de alguns produtos semelhantes, esta tenda é auto-portante, ou seja, não é preciso ter as estacas presas ao chão (útil para quando acampamos em sítios com chão muito duro). Embora o espaço interno seja pensado para uma pessoa, ainda existe um espaço de arrumação lateral que permite guardar os alforges em segurança sem ocupar muito espaço. O preço não vai ser o mais baixo, mas em termos de utilização é sem dúvida um produto fantástico para qualquer tipo de aventura!
Saco-cama trekking 900 10º
Mais uma vez, outro produto para durar muito tempo e garantir o melhor sono em muitas aventuras. Os limites de temperatura aconselhados para este saco-cama estão entre 5 e 10º, mas pessoalmente acho-os confortáveis para até 15º (se fizer muito calor, também podes dormir em cima – faz sempre com que seja mais confortável) que é importante pois dependendo da região e altitude onde estivermos, durante a noite as temperaturas podem descer. No meu caso, por exemplo, a temperatura média nos Alpes e Pirenéus em Maio pode variar entre 21º de dia e 12º à noite. Mais uma vez, assim como quase todos os produtos do tipo “trekking” na DECATHLON, este saco-cama é super compacto e leve.
O último produto que sempre utilizo é o colchão insuflável trekking 700. Melhora imenso o conforto independente do tipo de chão e este cabe, literalmente, na palma da minha mão. Obviamente, se vamos dormir uma ou duas noites em tenda, não passamos muito mal durante a noite. No entanto, se pretendes fazê-lo com mais frequência, dá um descanso às tuas costas!
Quer conhecer mais sobre os produtos que gosto? Envia um comentário!