O MEU EQUIPAMENTO

Para viajar de bicicleta qualquer equipamento serve. Há quem goste de viajar com mochila às costas (embora não seja de todo a melhor maneira para o fazer), outros utilizam porta-bagagens e alforges e cada vez mais a procura por bagagens com fixação direta na bicicleta [bikepacking] tem vindo a crescer, uma vez que este tipo economiza espaço e peso em cima da bicicleta. O melhor equipamento para a bicicleta / ciclista depende também do percurso e duração. Se pretender realizar uma volta ao mundo de vários anos, até podes considerar utilizar um atrelado para aumentar consideravelmente a quantidade de coisas a transportar. Se por outro lado, assim como eu, estiver a organizar uma viagem de um mês, o “setup” clássico “porta-bagagens + alforges” é o ideal para levar tudo o que precisa, sem pesar muito nas costas.

  • Como levar as minhas coisas: porta-bagagens + alforges.

Porta-bagagens ultralight 900
PORTA-BAGAGEM BICICLETA 900 - À venda na decathlon.pt - Google ChromePara quem não quer levar peso a mais na bicicleta, pode começar a poupar com este produto da DECATHLON. Estrutura 100% em alumínio, peso fica ligeiramente acima de 1 kg e o preço não chega aos 30 euros. Além disso é estreito e possui 3 pontos de fixação que garantem uma boa estabilidade mesmo com muito peso em cima.
ALFORGE BICICLETA 900 30L - À venda na decathlon.pt - Google Chrome

Alforges impermeáveis 900 30L
Esta vai ser a aquisição mais importante, pois é um equipamento que te vai acompanhar durante muito tempo e muitas viagens. O tipo de material é resistente e garante impermeabilidade para quem pedala durante muitas horas debaixo de chuva. Com dois alforges temos 60L de volume de carga lateral, sendo que ainda é possível transportar coisas na parte central do porta-bagagens. No inteiro ainda é possível transportar a carteira ou chaves num compartimento específico. Para quem pretende passar meses e até anos em viagem é sem dúvida uma opção a ter em consideração!

Bolsa de guiador 900
Para as coisas cujo acesso tem de ser mais rápido e frequente, como o telemóvel, chaves, comida ou mapas, é importante tirarmos partido das bolsas de guiador. Não recomendo cestos em metal porque  não são práticos no dia-a-dia de uma viagem.
alforge-700-guiador-6l-c3a0-venda-na-decathlon-pt-google-chrome.pngNo caso desta opção, é compacta, prática porque tem muitos compartimentos no interior para organizarmos os diferentes objetos e é possível utilizar em formato “tiracolo” para quando passamos de ciclista à peão. Embora não seja impermeável, está incluída uma capa para o efeito.

  • Levar o mínimo e necessário… é relativo!

Escolher o equipamento da bicicleta é mais rápido uma vez que tais produtos são polivalentes o suficiente para servir para 1 mês ou 1 ano de viagem. No entanto, o tipo de roupa e restante equipamento depende do objetivo de cada um. No meu caso, vou dormir em tenda e cozinhar a minha própria comida, pelo que vou transportar também material de campismo. Para evitar sobrecarregar muito a bicicleta (e a mim mesmo) dou preferência aos produtos pensados para quem faz caminhadas longas e carrega todo o material nas costas.

Tenda ultralight trekking 900 (1 pessoa)
Este é sem dúvida um produto fantástico! Basicamente esta tenda será a minha “casa” TENDA TREKKING 900 1 PESSOA - À venda na decathlon.pt - Google Chromedurante praticamente 1 mês e não pesa mais do que 1,6 kg e quase que cabe no bolso! Além disso, ao contrário de alguns produtos semelhantes, esta tenda é auto-portante, ou seja, não é preciso ter as estacas presas ao chão (útil para quando acampamos em sítios com chão muito duro). Embora o espaço interno seja pensado para uma pessoa, ainda existe um espaço de arrumação lateral que permite guardar os alforges em segurança sem ocupar muito espaço. O preço não vai ser o mais baixo, mas em termos de utilização é sem dúvida um produto fantástico para qualquer tipo de aventura!
TENDA TREKKING 900 1 PESSOA - À venda na decathlon.pt - Google Chrome_2

Saco-cama trekking 900 10º 
Mais uma vez, outro produto para durar muito tempo e garantir o melhor sono em Saco-cama Trek 900 10° Azul - À venda na decathlon.pt - Google Chromemuitas aventuras. Os limites de temperatura aconselhados para este saco-cama estão entre 5 e 10º, mas pessoalmente acho-os confortáveis para até 15º (se fizer muito calor, também podes dormir em cima – faz sempre com que seja mais confortável) que é importante pois dependendo da região e altitude onde estivermos, durante a noite as temperaturas podem descer. No meu caso, por exemplo, a temperatura média nos Alpes e Pirenéus em Maio pode variar entre 21º de dia e 12º à noite. Mais uma vez, assim como quase todos os produtos do tipo “trekking” na DECATHLON, este saco-cama é super compacto e leve.

O último produto que sempre utilizo é o colchão insuflável trekking 700. Melhora imenso o conforto independente do tipo de chão e este cabe, literalmente, na palma da minha mão. Obviamente, se vamos dormir uma ou duas noites em tenda, não passamos muito mal durante a noite. No entanto, se pretendes fazê-lo com mais frequência, dá um descanso às tuas costas!

Quer conhecer mais sobre os produtos que gosto? Envia um comentário!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s