search instagram arrow-down

Bikepacking in Morocco, 2018

Lille para Lisboa, 2018

Portugal de Bicicleta, 2017

Abril começa em 3 dias e com isso são 6 semanas até arrancar para a minha nova aventura de bicicleta. Serão mais de 4000 km que vão ligar o centro de pesquisa e desenvolvimento das bicicletas DECATHLON, em Lille, à maior loja de artigos desportivos em Portugal: DECATHLON Amadora. Durante 22 dias de viagem de bicicleta vou ter a oportunidade de descobrir 8 regiões da França, Haute-des-France, Normandie, Centre Val De Loire, Auvergne Rhône-Alpes, Provence-Alpes Côte d’Azur, Occitanie e finalmente Nouvelle Aquitaine. Pelo caminho vou aventurar-me durante 8 dias pelos Alpes e Pirenéus para descobrir as aldeias que ficam esquecidas no inverno, mas que no verão enchem-se de vida. A entrada no território espanhol faço por San Sebastian e Vidago é a primeira dormida em território português. Depois de visitar, em Gaia, a maior fábrica de bicicletas da Europa, não perco a oportunidade de tirar uma selfie na Torre e comer o famoso queijo da Serra da Estrela. Finalmente, antes de chegar a Lisboa para desfrutar da sensação que só uma viagem de bicicleta consegue oferecer, faço uma ultima paragem em Fátima para agradecer a oportunidade de ter um par de pernas para girar uma pedaleira e descobrir o planeta, pouco a pouco, de bicicleta.

4-0534-km-estrada-rota-de-ciclismono-strava-google-chrome_3.jpg

Preparar uma viagem [de bicicleta] é como tudo, depende de três coisas: como, onde e quando.

Como: de bicicleta. 
Onde: Europa. 
Quando: Primavera.

De bicicleta posso muito bem ir ao Alaska e ao Sahara em plena autonomia, mas é EuroVelo routes — - Google Chrome.jpgimportante experimentar esse tipo de aventura nos arredores da nossa região, país ou continente antes de aventurarmos-nos numa volta ao mundo em bicicleta. Para quem procura um itinerário para uma primeira aventura, as ciclovias EuroVelo que atravessam países são uma excelente solução. Permitem pedalar sozinho, em pares ou com a família em plena segurança mas em contacto com a natureza. Pelo caminho podem encontrar indicações dos lugares por onde passam, sítios onde pernoitar, comer e visitar.

Com 6 semanas para partir, estou na fase da preparação daquilo que pretendo levar nos meus alforges. Obviamente, diferente da última viagem [Riverside Tour 2017: Portugal de Bicicleta] será preciso aumentar a capacidade de carga do meu equipamento. Passo de um par de alforges de 20L para 30L e mantenho o mesmo setup do ano passado. A pensar nos dias dos Alpes e Pirenéus, vai ser preciso preparar o equipamento mínimo para ser capaz de cozinhar e dormir com variações grandes de temperatura. Para acrescentar de um lado, é preciso retirar de outro e como não sou palerma, descobri a Tenda Trekking 900 da DECATHLON. Espaço confortável para uma pessoa, 1.6 kg e quase que cabe no bolso. Um tenda rápida de montar faz toda a diferença, é só fazer contas. Vão ser 22 dias de viagem, o que culmina em 44 montagens e desmontagens de tenda, percorrendo uma média de 200 km/dia. Convenhamos, se tiver que chatear-me a montar a “casa” mais vale dormir ao relento.

74a5675.jpg

Compacta, check. Leve, check. Mais um detalhe interessante é o facto desta tenda ser “autoportante”, quer dizer que não é preciso espetar estacas sempre que se monta a mesma. Normalmente tendas do género ULTRALIGHT devem ser obrigatoriamente fixas com estacas, senão mal ficam de pé. Se optamos por campings não é um problema, podemos facilmente montar qualquer tipo de tenda com estacas, no entanto, se estivermos no meio de um deserto, num glaciar, ou então és como eu e não sabes sempre onde é que vais dormir, furar o solo nem sempre é uma opção. Em situações deste género, a tenda em questão evita dores de cabeça quando formos dormir.

A checklist começa hoje, e a tenda já está lá dentro. Se quiser acompanhar e conhecer o restante equipamento que vou utilizar nesta viagem, volta cá na próxima semana, ou subscreve o feed para receber no teu mail.

 

This entry was posted in Before.
Deixe uma Resposta
Your email address will not be published. Required fields are marked *

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: